Iniciando as ações da Semana da Árvore, nesta segunda-feira (15/09), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), esteve no bairro Moreninha IV para o lançamento do Projeto de Miniflorestas Urbanas. A iniciativa inovadora vai transformar áreas estratégicas da cidade em pequenos bosques de biodiversidade. A primeira minifloresta foi estabelecida no bairro Moreninha IV, com mudas produzidas pelo Viveiro Municipal Flora do Cerrado.
Participaram do plantio alunos da EMEI José Carlos de Lima e da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva – Poeta das Moreninhas. A turma do Grupo 5, da EMEI, auxiliou no plantio, e a aluna Maitê, de cinco anos, contou. “Achei muito legal hoje, diferente. Estudo do lado da praça e vou ajudar a cuidar das mudinhas. É bom pra todo mundo.”
O diretor escolar, Daniel Ávalos Aguero, fez questão de acompanhar o plantio e salientou. “É tão importante esse envolvimento da comunidade, da conscientização dos nossos alunos que desde pequenos já ensinamos a como cuidar das árvores e a importância disso para o clima, a temperatura e a qualidade do ar. Sendo fundamental esse envolvimento de todos, e quero agradecer a nossa prefeita Adriana Lopes, nosso secretário Ademar pela iniciativa em iniciar o projeto aqui no nosso bairro. Assim, avançamos cada vez mais na preservação e Campo Grande sendo exemplo para todos.”
O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, reforçou o compromisso da Prefeitura e destacou a importância da parceria com a comunidade. “O Projeto de Miniflorestas Urbanas nasce com a missão de transformar nossa cidade em um espaço mais verde, saudável e sustentável. Mas para que essa iniciativa tenha sucesso, é fundamental o envolvimento da população. A Prefeitura está fazendo sua parte, e contamos com cada morador para cuidar, proteger e valorizar essas áreas. Juntos, construiremos uma Campo Grande mais arborizada.”
Foram plantadas árvores das espécies pau-brasil, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-rosa, magnólia, amora, romã, araçá, nêspera e goiaba.
Projeto de Miniflorestas Urbanas
A proposta se inspira no conceito de “miniflorestas”, que vêm se multiplicando em grandes cidades do mundo e têm se mostrado altamente eficazes para combater ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e atrair fauna nativa, mesmo em pequenos espaços.
As miniflorestas funcionam como ilhas de biodiversidade e pequenos corredores ecológicos. Elas ajudam a atrair aves, inclusive espécies migratórias, e podem impulsionar o turismo de observação de pássaros, um setor em crescimento no município, além de estar alinhadas à regra 3-30-300 — diretriz internacional que recomenda que cada cidadão tenha pelo menos três árvores visíveis de casa, que os bairros tenham 30% de cobertura de copas e que todos estejam a 300 metros de uma área verde.

E a programação da Semana da Árvore continua
16/09 (terça-feira) – 08h30
Plantio com alunos da E.M. Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo
Estrada das Três Barras, s/n, Km 10 da Rodovia MS 451, Zona Rural
17/09 (quarta-feira) – 08h30
Cerimônia Oficial em Comemoração à Semana da Árvore
- Lançamento da Cartilha de Arborização
- Lançamento do Guia de Identificação de Espécies e do Manual de Arborização Urbana (convênio com a UFMS)
- Lançamento de Plantios e Manutenção Arbórea: Eixo Ambiental do Projeto “Centro em Ação”
- Assinatura PROPAM
- Palestra: “Arborização urbana e planejamento de cidades verdes” – Silvia Rahe
Teatro do Paço Municipal
18/09 (quinta-feira) – 09h00
Início do plantio das novas figueiras no canteiro central da Avenida Mato Grosso
Av. Mato Grosso (entre Rua 13 de Maio e Rua 14 de Julho)
19/09 (sexta-feira) – 09h00
Plantio de ipês do Viveiro Municipal Flora do Cerrado na Praça Ary Coelho
Praça Ary Coelho
20/09 (sábado) – 08h00
Distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas
Rua Barão do Rio Branco com a Rua Arthur Jorge – Paço Municipal
Fonte e Foto: CG Notícias