O distrito de Rochedinho foi palco, no último sábado (30), da 6ª edição da Ação Agro Social, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), como parte da programação dos 126 anos da Capital. Realizado na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, o evento reuniu parcerias estratégicas, entregas de obras e uma série de serviços gratuitos à população, fortalecendo o desenvolvimento rural e a agricultura familiar.
Entre os atendimentos disponibilizados estavam: emissão de RG, inscrição e atualização em programas sociais, orientações previdenciárias e legislativas, consultas médicas, exames, vacinação e testes rápidos. A programação também incluiu cursos e qualificações, orientações sobre linhas de crédito, controle sanitário e prevenção de doenças, oficina de hortifrúti e, como incentivo a práticas sustentáveis, a doação de mudas de árvores nativas e frutíferas.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que a administração acompanha de perto o Distrito, estando presente com serviços e atendimentos não só nesta data, como em outras ocasiões.
“Agradeço a todas as equipes da Prefeitura que estão colaborando neste evento. A Prefeitura não vem aqui só de ano em ano, não. Estamos presentes em todos os momentos. Porque não é só sobre estar aqui — nós estamos trabalhando em todo o território da cidade, para que Campo Grande traga oportunidades para todos. A gente quer trazer a cidade para o distrito, com oportunidades, com várias ações, para que os pequenos produtores cresçam e se tornem grandes. Nós não queremos levar o distrito para a cidade; queremos trazer os grandes projetos da cidade para o distrito. E as parcerias são muito importantes nesse processo”, destaca a chefe do Executivo.
O diretor da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, Francisley Galdino, destacou a organização e a participação da comunidade.
“O evento foi divulgado com antecedência, de forma ampla. Estimávamos cerca de 400 pessoas e hoje vemos essa participação maciça dos moradores. Uma oportunidade de serem atendidos perto de casa, sem a necessidade de enfrentar deslocamentos, trânsito e com um custo alto”, afirmou.
Ele ainda ressaltou a importância da iniciativa para as comunidades mais distantes. “É um cuidado especial, um olhar humano e atencioso com a população rural. A prefeitura mobilizou diversas entidades em prol da comunidade, trazendo comodidade, tranquilidade, segurança e conforto para todos”.

Órgãos municipais, estaduais, federais, o Sistema S e voluntários da sociedade civil uniram esforços para oferecer serviços essenciais com mais comodidade aos moradores do distrito.
Fonte: CG Notícias | Fotos: Elias Campos