Campo Grande, 01/08/2023 às 10:59
Na véspera do início do segundo semestre letivo na Rede Municipal de Ensino, professores e diretores da Reme foram recepcionados nesta terça-feira, 1º de agosto, pela prefeita Adriane Lopes e pelo secretário municipal de Educação Lucas Bittencourt, que por meio de uma live transmitida no Canal do YouTube, o Conecta Semed, deram as boas-vindas aos trabalhadores, que a partir de amanhã recebem o retorno dos alunos nas 205 unidades.
“A Educação é prioridade da administração municipal. Digo isso e repito, porque é a partir dela que a nossa cidade evolui. Avançamos muito nos últimos meses, com diversas conquistas como o Juntos Pela Escola, Aprender Mais na Reme ou até mesmo nas ações de segurança para os alunos e servidores, através de aplicativos e ações pontuais, que só foram possíveis com a parceria de todos vocês, tão importantes na evolução da educação do município”, disse a Prefeita.
Os servidores acompanharam a transmissão da live direto das escolas, já que o retorno dos docentes para as atividades está previsto para esta terça-feira. A diretora da Emei Aero Rancho, Elisangela Melo, acompanhou a transmissão e disse que está motivada para iniciar mais um semestre. Ela elogiou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semed. “A Secretaria de Educação tem cuidado dos professores, implantado novas ações, melhorou o espaço de trabalho na escola, diário e planejamento on-line. Tudo isso nos deixa animado para fazer um trabalho mais empenhado e mais sério”.
A Reme conta com 205 unidades escolares, sendo 99 escolares de Ensino Fundamental e 106 EMEIs, que atendem em período integral.
De acordo com o secretário de Educação, o objetivo da live foi acolher e ambientar os servidores. “Também para que os professores e administrativos tivessem o primeiro contato com os diretores. A partir disso, atender bem nossos alunos que retornam às aulas nesta quarta-feira”.
Avanços na Educação da Reme
Juntos Pela Escola
A Prefeitura de Campo Grande anunciou o programa que irá revitalizar todas as 205 escolas da Reme. Com um investimento de R$ 40 milhões, as unidades escolares irão passar por um processo de reparos e receberão acessibilidade.
“Através desse programa, vamos garantir um ambiente adequado para as crianças e servidores do município. Estamos convocando as Associações de Pais e Mestres para indicar as melhorias que são necessárias para cada escola, porque cada uma possui uma particularidade”, garantiu a Prefeita.
Lançado em abril deste ano, já foi possível a entrega de 9 unidades escolares. Em junho deste ano, o programa foi lançado por região, sendo a primeira no Prosa, com um investimento de R$ 3,6 milhões, que irá contemplar 17 escolas e quase 11 mil alunos.
A Semed contratou nove engenheiros, totalizando 12 profissionais nesta área, para auxiliar nos projetos de reforma das escolas.
Aprender Mais na Reme
Lançado no primeiro semestre deste ano, o projeto tem por objetivo implementar estratégias de intervenção para o desenvolvimento e consolidação das aprendizagens consideradas essenciais para a continuidade da trajetória de estudos dos alunos.
As atividades desenvolvidas têm ênfase na consolidação da alfabetização e letramento. Neste programa, são atendimento mais de 4 mil alunos.
Segurança nas Escolas
Ainda no primeiro semestre deste ano, foi aperfeiçoado o App Educação + Segura, como uma nova ferramenta de Segurança para as crianças, pais e profissionais da Educação do município. O App funciona integrado com as bases da Guarda Civil Metropolitana e Semed, onde apenas profissionais selecionados – de forma voluntária – poderão utilizar o sistema.
A partir de uma situação suspeita, o profissional da Educação poderá acionar, por diversas maneiras presentes no aplicativo, a base da GCM mais próxima e a mesa irá solicitar apoio. Além disso, o App dispõe de geolocalizador e grava até cinco segundos de áudio do telefone do voluntário cadastrado.
Foi criada também a Ronda Escolar, onde 10 viaturas atendem exclusivamente à educação do município. São mais de 250 agentes da segurança destinado à esta iniciativa. Os servidores da GCM inclusive passaram por uma capacitação neste mês de julho, para aperfeiçoar a abordagem dos alunos, em especial em situações que requer atenção por parte do efetivo.