A passagem de uma frente fria sobre Mato Grosso do Sul, neste sábado (08), favorece a ocorrência de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, além do declínio nas temperaturas. São esperados acumulados significativos de precipitação, com volumes acima de 30 a 40 mm em 24 horas, principalmente na metade leste do estado. Ao longo do dia , com o avanço do sistema frontal, deve-se registrar temperaturas mínimas invertidas.
Essa frente fria está associada à formação de um ciclone extratropical, que, embora atue com maior intensidade sobre os estados do Sul do Brasil, exerce influência indireta sobre as condições meteorológicas em Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 20°C e 24°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas variam entre 19°C e 21°C, com máximas entre 24°C e 29°C. As regiões do bolsão, leste e norte devem registrar mínimas entre 17°C e 23°C e máximas entre 26°C e 31°C. Em Campo Grande, são esperadas mínima de 19°C e máxima de até 26°C.
Os ventos atuam predominantemente do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Fonte: CEMTEC MS | Foto: Edemir Rodrigues









