terça-feira, 27/02/2024

Governador inicia reuniões do MS Day discutindo novos investimentos na área de etanol ao Estado

Governador inicia reuniões do MS Day discutindo novos investimentos na área de etanol ao Estado

Com a expectativa de apresentar os principais programas e projetos do Governo do Estado para a classe empresarial do País, o MS Day começou os trabalhos com reuniões importantes, que mostram o bom ambiente de negócios criado em Mato Grosso do Sul que atrai grandes investimentos privados.

A primeira reunião do dia foi com Cláudio Borges Oliveira, vice-presidente de relações Institucionais e Comunicação da empresa Raízen, que tem investimentos no setor de etanol em Mato Grosso do Sul. Nas suas unidades de Caarapó e Rio Brilhante, o grupo gera mais de 4,5 mil empregos no Estado.

“Sempre um prazer atender o convite do governador, para participar neste evento muito importante, que junta agentes privados e investidores com o próprio Governo do Estado, buscando soluções para acelerar os investimentos no Estado. No nosso caso temos um projeto de expansão claramente estabelecido, não só para o Brasil, mas também a Mato Grosso do Sul”, destacou o empresário.

Riedel em reunião com empresário Cláudio Borges, do grupo Raizen

Cláudio Oliveira revelou que além da produção habitual de etanol e açúcar no Estado, também vão começar a expansão de um novo produto, que é o etanol de segunda geração, que será desenvolvido em um anexo da usina que já existe em Caarapó.

“O benefício do etanol de segunda geração é que ele é fabricado com as sobras dos resíduos da fabricação do etanol de primeira geração. Com isto conseguimos fabricar 50% a mais de volume de etanol com a mesma área de cana plantada. É um processo que tem muita tecnologia envolvida. Mato Grosso do Sul está contemplado neste processo da Raízen”, completou.

Ele acrescenta que esta reunião realizada durante o “MS Day” é fundamental para este diálogo com o Estado, para que sejam apresentados o planejamento de novos investimentos e buscar pontos de apoio e aceleração junto ao Governo. “O Estado vai colher muitos frutos com este evento. Investimos no Mato Grosso do Sul porque é um lugar que tem vocação para cultura de cana-de-açúcar excepcional, boas condições climáticas e ambiente positivo”.

Governador recebe representantes do Grupo Atvos

Outra reunião realizada foi com Bruno Serapião, presidente do grupo Atvos, que tem produção de açúcar e etanol no Mato Grosso do Sul. “Temos três polos em Mato Grosso do Sul, com usinas e parcerias agrícolas, sendo um dos maiores produtores de etanol no Estado. O grupo gera 11 mil empregos em todo Brasil, sendo 4 mil apenas no Estado.

“O governador está fazendo uma política de Estado, olhando o Estado ao longo prazo. Nós dispomos de incentivos fiscais, que nos permitem investir. Este ano vamos investir mais de R$ 900 milhões e antes foram mais R$ 400 milhões no Estado. Assim vamos aumentar nossa produtividade e geração de empregos”, afirmou Serapião.

O MS Day está sendo realizado em São Paul, na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), com a participação do governador Eduardo Riedel e seu secretariado, onde terá uma série de reuniões com empresários de todo Brasil para apresentar os benefícios e vantagens de se investir no Mato Grosso do Sul.

“Mato Grosso do Sul é o Estado que mais cresce no Brasil e nosso objetivo é dinamizar e diversificar cada vez mais essa potente matriz econômica, social e ambiental. Não tenho dúvidas de que será um grande evento, oportunidade de apresentarmos potencialidades, competitividade e o ambiente favorável que nos colocou no topo do ranking de crescimento no país”, afirma o governador.

Governador recebe a classe empresarial em São Paulo

Leonardo Rocha e Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm