quinta-feira, 13/06/2024

Campo Grande, 04/04/2023 às 17:57

Antes manual, o cadastro do Bolsa Família nas escolas municipais de Campo Grande começa a ser on-line e por isso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza nesta terça-feira (4), formação continuada aos diretores das escolas municipais da Capital. Para a família ter acesso ao benefício, é preciso que a criança esteja matriculada na escola.

Conforme dados da chefe de Informações Gerenciais da Semed, Cláudia Giaretta, em Campo Grande são 63.155 famílias atendidas pelo programa das escolas municipais, estaduais e particulares. Entretanto, 3.887 não foram localizadas este ano. “Para a família ter o benefício, é preciso que a criança esteja matriculada. Já enviamos 1.091 cartas às escolas para encontrar essas famílias que dependem do auxílio”, afirmou a gerente.

Até este ano, todo preenchimento do Bolsa Família era feito de forma manual através de formulários e a direção da unidade escolar entregava na Semed. Agora, o sistema é on-line. “O preenchimento é feito pelo Sistema Presença. Os técnicos da Semed acompanham todo o processo também de forma on-line. A tecnologia ajuda com este o trâmite”, explica.

A prefeita Adriane Lopes compareceu ao evento e destacou a importância da modernização dos processos e da regularização do benefício para as famílias. “Nós sabemos que o auxílio é crucial para as famílias e a modernização dos processos, garante transparência e agilidade, fortalecendo acesso à saúde, educação e assistência social”, ressalta.

Conforme o secretário de Educação, Lucas Henrique Bittencourt, as quase 64 mil famílias cadastradas atendidas pelo Bolsa Família passam pelas mãos dos diretores. “Precisamos atendê-los bem e eu sei que vocês, diretores, fazem isso com excelência”.

O cadastro é feito em uma ação integrada entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Formação

A formação continuada acontece na manhã desta terça-feira (4) para diretores das escolas municipais, no prédio da Cefor (Centro de Formação), da SEMED. Durante a tarde, a partir das 13h, diretores das EMEIs (Escolas de Educação Infantil) recebem as instruções.

Diretores das escolas estaduais de Campo Grande também farão a formação continuada, no dia 5 de abril, no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone.