Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS
É oficialmente inaugurado o ramal da Estrada de Ferro Noroeste ligando Campo Grande a Ponta Porã. “Com a chegada dos trilhos – relembra Pedro Ângelo da Rosa- começaram a chegar as levas de agricultores procedentes dos Estados do Norte do país, que se dirigiram, na quase totalidade, ao município de Dourados, dedicando-se ao trabalho nas colônias ali existentes, razão pela qual aquele município se tornou em breve tempo um dos mais ricos e populosos do Sul de Mato Grosso, nos dias de hoje”.
O ramal que saia da estação Indubrasil em Campo Grande chegou a Maracaju em 1944 e a Itahum (município de Dourados) em 1949. Foi desativado em 1996 com a privatização da Rede Ferroviária Federal.
FONTE: Pedro Ângelo da Rosa, Resenha Histórica de Mato Grosso (Fronteira com o Paraguai), Livraria Ruy Barbosa, Campo Grande,1962, página 90.
FOTO: Li Ribeiro
.
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural da Via Morena, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.